[Artigo] Zedruu e interação social no Commander

E ae galera, tudo bem? Este é o segundo post da série (leia o primeiro clicando AQUI). Espero que gostem!
Abusando das interações sociais no Commander: Zedruu the Greathearted
Zedruu the Greathearted: dá com uma mão, tira com a outra.
Passar suas permanentes para os oponentes nunca foi tão prazeroso, acredite! Zedruu permite que você passe dor de cabeça para todo mundo na mesa e nessa proposta de deck vale a pena usar cards que forçam a troca injusta também.
ESTRATÉGIA GERAL
Presentes de grego: o que doar

Pyromancer’s Swath – Ilustração: Hideaki Takamura.
Obviamente, teremos coisas para doar com o Zedruu, visando prejudicar os oponentes. Nas listas mais comuns estão Steel Golem, Illusions of Grandeur, Pyromancer’s Swath, Thought Lash, Celestial Dawn, etc.
Vamos a uma pequena reflexão sobre esses cards, pois são o modo ‘tradicional’ de matar do deck. Quando li outros artigos sobre Zedruu como commander, o que mais me chamou atenção foi a escolha de Celestial Dawn. Segundo as regras do commander, se seu adversário não possuir comandante que tenha branco entre suas cores, ele só poderá jogar magicas incolores! Thought Lash queima grimório de um oponente, Steel Golem resolve contra criaturas, Illusions of Grandeur ajuda a matar na vida e Pyromancer’s Swath obriga o oponente a descartar a mão.
Cards para efetivar trocas/doações

Bazaar Trader – Ilustração: Matt Cavotta.
Shifting Borders, Legerdemain, Vedalken Plotter, Custody Battle, Puca’s Mischief, Donate, Bazaar Trader, etc; permitem que você troque ou doe permanentes (como o Zedruu faria), assim você passa problemas pra galera e pega o que eles tiverem de melhor!
Copiando permanentes

Clone – Ilustração: Carl Critchlow.
Copiar permanentes tem dois objetivos principais: copiar uma permanente sua para passar ao oponente ou copiar algo forte na mesa para seu benefício. Aqui podemos citar Copy Enchantment, Phyrexian Metamorph, Quicksilver Gargantuan, Clone, Cackling Counterpart, Cryptoplasm, etc.
Lidando com o comandante adversário

Chaos Warp – Ilustração: Trevor Claxton.
É importante ter como revidar os comandantes adversários e minha maneira favorita é colocá-lo no fundo do grimório. Muitas mágicas podem cumprir com esta proposta e ainda devolver uma permanente minha para o grimório em caso de emergência, já que podemos tutorá-las novamente. Minhas sugestões: Condemn, Hinder, Spell Crumple, Terminus, Oblation, Chaos Warp, Orim’s Thunder, etc.
Outros cards
Vou sugerir alguns cards que podem melhorar a interação do deck com a mesa, proteger seu comandante ou para transformar o jogo em um caos. Primeiro destacaria os tutores, pois é importante que você busque pelos cards de sua necessidade da melhor maneira possível. Para isso, recomendaria Enlightened Tutor, Idyllic Tutor, Wild Research, Tezzeret the Seeker, etc.

Enlightened Tutor – Ilustração: Dan Frazier.
Eu também tenho um certa inclinação ao combinho Bronze Bombshell + Nim Deathmantle e para proteção do comandante, as escolhas são as clássicas: Lightning Greaves, Whispersilk Cloak, Champion’s Helm, Swiftfoot Boots, etc.
Eu ainda tenho como alternativa, colocar cards que interagem bastante com o mesão e podem tornar o jogo um caos, inverter a ordem de quem está por cima, etc. Olhem com carinho para cards como Shared Fate, Hive Mind, etc. Que podem de duas uma: deixar o jogo divertido ou todos os jogadores muito irritados.
Deck list sugerida:
Command Tower
Kher Keep
Celestial Colonnade
4 Plains
8 Permanentes para doação
Steel Golem
7 Cards para efetivar doação
Confusion in the Ranks
Idyllic Tutor
Análise geral
Acho que esta lista do Zedruu se dá bem e pode deixar o jogo bem divertido (ou tenso) graças as variações e adaptabilidade. Acho que a grande diferença do meu modo de ver o deck para as variações da internet está no Shared Fate para bagunçar a mesa e ser uma espécie de kill condition bizarra.
Espero que tenham gostado e até a próxima!