Lore: Volrath e o Legado dos Condenados – Parte I
“Frequentemente, enterramos nossos passados – aí vem alguém e os desenterra.”
_Gerrard, do Bons Ventos
Volrath foi um dos vilões mais marcantes da Saga do Bons Ventos e peça chave para a Invasão Phyrexiana. Sua reputação alcançou proporções tamanhas que crianças élficas e Vec estremeciam com a mera menção do Evincar de Rath.
Mas a trajetória de Volrath começou há muitos anos antes… muito antes dele conhecer sobre a existência de Phyrexia e Rath…
Volrath já fora um humano oriundo do continente de Jamuraa. Nascido num clã de guerra e filho do Sidar Kondo, ele estava destinado a ser um Sidar, porém Yawgmoth tinha outros planos para ele. Seu nome original era Vuel. Este era filho único do Sidar Kondo, mas isto somente até o dia da chegada de Gerrard Capasheno. O Sidar aceitou Gerrard como seu próprio filho e o adotou. Como todo filho único, Vuel inicialmente teve desprezo pelo recém chegado irmão.
Todavia, com o tempo, ambos se tornaram grandes amigos. Infelizmente, o que eles não sabiam era que seus laços de relacionamento não subsistiriam ao poder de Phyrexia.
Para alcançar a maioridade, havia a necessidade de um rito de passagem. Vuel precisava escalar um platô, arriscando assim a própria vida. Enquanto ele se preparava para a tarefa, seu corpo era pintado com as tintas ritualísticas, mas o que ninguém soube, era que as tintas foram envenenadas por Starke Il-Vec.
Enquanto ele tentava realizar sua tarefa, os efeitos do veneno surtiram efeito e o impossibilitaram de realizar a tarefa. Escorrendo do penhasco e encarando a morte, Vuel parecia que encerraria sua vida ali. Mas para o espanto de todos, Gerrard correu para ajudá-lo e salvou a vida dele.
- Gerrard navegando no Bons Ventos.
Apesar do ato heroico, aquela atitude fora vista com desgosto e desdém por Vuel. Afinal, se ele não era capaz de realizar o ritual de passagem, então ele não merecia viver. E foi assim que seu pai, Sidar Kondo, pensou e a partir daquele dia, deserdou Vuel. Por consequência disso Vuel odiou seu pai e principalmente Gerrard por aquele afronta.
Vagando pelas terras ermas Vuel se deparou com Starke Il-Vec, que o levou para Rath, onde lá ele pôde ouvir a voz de Yawgmoth.
Se entregando de corpo e alma para Phyrexia, Vuel retornou a Jamuraa buscando vingança. Liderando uma horda de bárbaros ele invadiu seu clã e assassinou a todos, inclusive seu próprio pai.
Foi durante esta carnificina que Vuel desativou Karn, Silver Golem e roubou todos os artefatos do Legado. Sua vingança parecia estar completa, se não fosse por um pequeno detalhe: Gerrard não estava entre os morto!
Vuel então planejaria a vinda de seu irmão e quando isso acontecesse ele devolveria o seu Legado… o Legado dos Condenados.
_Oráculo En Vec