Decks Rogue no Legacy
Fala galera, beleza?! Aqui é o Guilherme Oliveira (duelistaguara) novamente e dessa vez lhes trago um artigo sobre os decks rogue que encontramos no formato e sobre as suas peculiaridades.
Definição de Decks Rogue:
Primeiramente, gostaria de definir o conceito de “deck rogue”, embora seja uma expressão já bem conhecida pela comunidade de Magic: The Gathering. Um deck é considerado rogue quando ele se diferencia do metagame posto em um determinado formato. Essa diferenciação, obviamente, deve ser de tal modo que altere completamente a estrutura do deck e não apenas algumas mudanças pontuais (por exemplo, usar Path to Exile em vez de Swords to Plowshares em um Death and Taxes, por si só, não torna o seu deck rogue). Assim, podemos concluir também que um deck rogue é um deck que não se prende às listas padronizadas que usualmente encontramos nos campeonatos de nível competitivo.
É importante frisar também que um deck, em tese, deixa de ser rogue quando passa a fazer resultados seguidos e inspira novos jogadores a copiarem ou adaptarem a lista inicial, fazendo com que o deck se torne parte do metagame do formato.
Feitos esses apontamentos iniciais, podemos focar nos decks rogue dentro do formato Legacy. Devido à sua própria natureza (eternal) o Legacy, em tese, é provavelmente o formato que abre o maior leque de possibilidades de criação e alteração de decks, fomentando assim o surgimento de decks rogue. Entretanto, há dois lados da mesma moeda, pois o fato de ser eternal e o alto power level das cartas existentes no formato também inibem, de certo modo, as tentativas de inovar, uma vez que eventuais fraquezas dos decks serão punidas como em nenhum outro formato (exceto no Vintage talvez…).
Apesar destes contrapontos apresentados, o Legacy tem sim recebido a adição de decks rogue, sendo que alguns dos quais vieram até a fazer bons resultados. Vamos citar alguns exemplos pontuais:
Deck Rougue: Bomberman
Terrenos (20) 1 Plains 1 Scalding Tarn 1 Volcanic Island 2 Island 2 Misty Rainforest 2 Polluted Delta 3 Tundra 4 Cavern of Souls 4 Flooded Strand Criaturas (11) 2 Meddling Mage 3 Auriok Salvagers 3 Monastery Mentor 3 Trinket Mage Mágicas Instantâneas e Feitiços (17) 3 Dig Through Time 3 Force of Will 3 Swords to Plowshares 4 Brainstorm 4 Ponder Outras Mágicas (13) 3 Counterbalance 1 Aether Spellbomb 1 Pyrite Spellbomb 2 Engineered Explosives 2 Lion’s Eye Diamond 4 Sensei’s Divining Top | Sideboard (15) 1 Pithing Needle 1 Meekstone 1 Containment Priest 2 Pyroblast 1 Force of Will 1 Flusterstorm 2 Magus of the Moon 2 Terminus 2 Vendilion Clique 2 War Priest of Thune |
Este é um deck que usa a velha mecânica Counterbalance + Sensei’s Diving Top para controlar o jogo, mas utiliza também as nostálgicas magibombas e criaturas que interagem com as mesmas.
Deck Rougue: Skilled Maniac
Terrenos (20) 1 Tundra 2 City of Traitors 3 Flooded Strand 4 Ancient Tomb 4 Polluted Delta 6 Island Criaturas (9) 1 Griselbrand 1 Kiki-Jiki, Mirror Breaker 3 Laboratory Maniac 4 Skill Borrower Mágicas Instantâneas e Feitiços (23) 2 Spell Pierce 3 Long-Term Plans 3 Misdirection 4 Brainstorm 4 Force of Will 1 Terminus 3 Gitaxian Probe 3 Ponder Outras Mágicas (8) 4 Thought Lash 4 Sensei’s Divining Top | Sideboard (15) 3 Defense Grid 3 Ratchet Bomb 3 Culling Scales 2 Grafdigger’s Cage 2 Pithing Needle 1 Energy Flux 1 Surgical Extraction |
Esse por sua vez é um combo que finaliza o jogo utilizando o Laboraty Maniac em conjunto com Thought Lash.
Deck Rougue: Angel Stompy
Terrenos: (20) 2 City of Traitors 3 Ancient Tomb 4 Cavern of Souls 11 Plains Criaturas (24) 2 Aven Mindcensor 2 Baneslayer Angel 2 Fiend Hunter 3 Exalted Angel 3 Phyrexian Revoker 4 Blade Splicer 4 Restoration Angel 4 Thalia, Guardian of Thraben Outras Mágicas (16) 2 Banishing Light 2 Spirit of the Labyrinth 4 Suppression Field 1 Lotus Petal 3 Chrome Mox 4 Chalice of the Void | Sideboard (15) 1 Phyrexian Revoker 2 Ethersworn Canonist 4 Rest in Peace 2 Celestial Flare 1 Banishing Light 3 Armageddon 1 Wilt-Leaf Liege 1 Absolute Law |
Esse deck, em verdade, é um White Winnie (com anjos) e que usa o lock Ancient Tomb/City of Traitors + Chalice of the Void, para travar o jogo do oponente no começo do jogo e agredir com suas criaturas brancas.
Deck Rougue: Tax-Rack Control
Terrenos: (21) 1 Savannah 2 Horizon Canopy 2 Karakas 2 Marsh Flats 3 Ancient Tomb 3 Windswept Heath 8 Plains Criaturas (3) 3 Stoneforge Mystic Mágicas Instantâneas e Feitiços (15) 2 Enlightened Tutor 3 Unexpectedly Absent 4 Swords to Plowshares 3 Entreat the Angels 3 Terminus Outras Mágicas (22) 1 Humility 1 Oblivion Ring 3 Land Tax 3 Rest in Peace 1 Elspeth, Knight-Errant 1 Helm of Obedience 1 Pithing Needle 2 Batterskull 3 Mox Diamond 3 Scroll Rack 3 Sensei’s Divining Top | Sideboard (15) 2 Pithing Needle 1 Trinisphere 3 Cataclysm 2 Ethersworn Canonist 2 Leyline of Sanctity 1 Aura of Silence 1 Ghostly Prison 1 Porphyry Nodes 2 Choke |
Este deck é uma espécie de mono white Miracles, com Land Tax, Rest in Peace, Helm of Obedience, Land Tax e Scroll Rack.
Deck Rougue: Food Chain
Terrenos: (21) 1 Bayou 1 Karakas 1 Underground Sea 2 Island 3 Forest 3 Polluted Delta 3 Tropical Island 3 Verdant Catacombs 4 Misty Rainforest Criaturas (22) 1 Coiling Oracle 2 Tidespout Tyrant 2 Vendilion Clique 2 Venser, Shaper Savant 3 Deathrite Shaman 4 Misthollow Griffin 4 Noble Hierarch 4 Shardless Agent Mágicas Instantâneas e Feitiços (12) 1 Misdirection 4 Brainstorm 4 Force of Will 3 Manipulate Fate Outras Mágicas (5) 1 Sylvan Library 4 Food Chain | Sideboard (15) 4 Ancestral Vision 3 Flusterstorm 2 Abrupt Decay 2 Grafdigger’s Cage 2 Pithing Needle 1 Misdirection 1 Krosan Grip |
Hoje já é um arquétipo semi-estabelecido e tem feito resultados constantemente. Em suma, é um combo que faz uso de Food Chain e Misthollow Griffin. Achei interessante finalizar com esse deck para mostrar que alguns decks considerados rogue no passado conseguiram vir a se tornar arquétipos amplamente aceitos e usados no formato.
Gostaria também de ressaltar alguns pontos sobre os decks rogue, notadamente, suas vantagens e desvantagens, conforme a seguir exposto.
Vantagens:
– Elemento surpresa: Dificilmente algum oponente estará 100% preparado para enfrentar um deck rogue em um campeonato, tornando assim muito mais difícil este saber como agir e até mesmo como sidear;
– Liberdade de criação/alteração: Claro que as listas pré-definidas e utilizadas aceitam alterações de acordo com o ambiente ou estilo do jogador, mas geralmente essas mudanças são bem pontuais, já que o arquétipo já fora exaustivamente testado, então, em suma, boa parte das eventuais mudanças acabam não sendo tão efetivas. Só em um deck realmente rogue o usuário está livre, de fato, para fazer todas as alterações e mudanças que desejar, mas claro que esta liberdade toda se não for acompanhada de testes com o deck, provavelmente acarretará em resultados ruins.
Desvantagens:
– Treinamento: É mais difícil achar oponentes interessados em treinar contra decks rogue, principalmente pela baixa probabilidade de vir a encontra-los em campeonatos. Essa desvantagem pode vir a ser mitigada se você fizer parte de um time, já que seus companheiros provavelmente o ajudariam a testar o deck;
– Fragilidade: Sim, é relativo, óbvio! Mas as listas testadas inúmeras vezes têm a vantagem de possuir uma base de mana e estrutura balanceada, o que talvez não ocorra com o deck rogue. Pode-se mitigar essa desvantagem com muito treino utilizando o deck.
Por fim, gostaria de agradecer a um amigo de time (Paus-Mandados Team) que me inspirou a escrever esse artigo, após fazer Top4 em um SLQ, aqui na cidade de São José dos Campos-SP, no dia 28/02/2015. Trata-se do Benício (Beni) e, claro, vou postar a lista dele pra vocês:
Mono “Blues” Delver - Benício (Beni)
Terrenos: (17) 3 Flooded Strand 9 Island 3 Polluted Delta 2 Wasteland Criaturas (8) 4 Delver of Secrets 4 True-Name Nemesis Mágicas Instantâneas e Feitiços (29) 4 Brainstorm 2 Gitaxian Probe 3 Ponder 1 Spell Pierce 1 Spell Snare 4 Stifle 4 Daze 3 Reality Shift 4 Force of Will 3 Dig Through Time Outras Mágicas (6) 2 Umezawa’s Jitte 1 Ensnaring Bridge 3 Back to Basics | Sideboard (15) 3 Relic of Progenitus 2 Spell Pierce 2 Surgical Extraction 3 Chill 2 Ratchet Bomb 3 Energy Flux |
É uma lista que o Beni vem trabalhando há algum tempo (já fez vários testes e mudanças) e hoje começou a fazer resultados, demonstrando que as vezes vale muito a pena investir em algo diferente. Criar um deck rogue e conseguir fazer bons resultados com ele não apenas demonstra uma visão de jogo muito abrangente, como também uma dedicação ímpar. Mas temos muitos jogadores no Brasil com esse perfil de deckbuilder (criador de novos decks) e acho que isso deveria ser mais incentivado, sobretudo no Legacy.
Enfim, é isso pessoal. Finalizo o presente artigo e espero que o mesmo seja útil para aqueles com espírito de deckbuilder e que desejam se aventurar na criação e alteração de decks.
Até a próxima!